Meu intercâmbio (parte 1) + Primeiros dias nos EUA

Hey, mundo!

post-5

Despedida da família no Aeroporto de Confins, BH. (Acervo pessoal)

 

 

   Sei que estou sumida, mas sem pânico! Está tudo uma loucura, pois estou me adaptando à nova vida e tenho várias coisas para contar. Nessas duas semanas, passei rapidamente por Nova York, que é papo para outro post, e mudei para a minha nova casa nos próximos três meses, Wilmington, em Vermont. Hoje falarei um pouco sobre o meu programa de intercâmbio, o Summer Work and Travel (SWT) ou Work Experience – nas agências de intercâmbio, a categoria recebe esses dois nomes.

   Escolhi esse intercâmbio, pois desde os 13 anos planejo viajar sozinha,  por ser uma boa oportunidade de trabalhar e aprender inglês na prática, além de ter um valor mais em conta e ser realizado durante as férias universitárias. Como vocês sabem, tenho 18 anos e acabei de terminar o primeiro ano da faculdade. Logo, para participar do SWT, a pessoa deve estar matriculada em uma universidade no momento da inscrição na agência de viagens (não vale estar com o semestre trancado), ter entre 18 e 28 anos e inglês intermediário ou avançado.

post-3-1

-13 ºC em Wilmington, VT. Primeiro dia na nova casa. (Acervo pessoal)

   Comecei a pesquisar sobre o visto J1 no início de 2016, quando encontrei informações sobre SWT ou o International College Program (ICP), da Disney. Ambos possuem o mesmo intuito: levar, para os EUA, jovens universitários que têm o intuito de aprimorar o inglês e trabalhar, porém, a maior diferença entre eles é o fato de que as pessoas selecionadas no ICP trabalharão no complexo da Disney, em Orlando, Flórida.

   Para falar a verdade, o ICP era a minha primeira opção de intercâmbio, no entanto, fiquei no “eterno stand by” (piada que os participantes fazem para referir sobre os alunos que ficaram na lista de espera da 1ª fase). Existem diversos motivos que podem justificar o fato de eu não ter sido aprovada e, infelizmente, os recrutadores não me informaram o porquê de eu não ter sido selecionada. Por outro lado, desde que eu soube dessa categoria de visto, quando eu estive na Disney aos 15 anos, comecei a me planejar para fazer esse intercâmbio, então, juntamente aos meus pais, selecionei a agência e me inscrevi para o SWT.

   Assim, escolhi a World Study, agência da minha cidade. Meus critérios pessoais para a escolha da empresa foram: receptividade no 1º atendimento, conhecimento do atendente sobre o produto que ele está me vendendo e simpatia. Estive em umas quatro empresas de BH e, após muitas pesquisas em diferentes sites, conversas com outros intercambistas e contato com as agências, a World Study foi a que mais encaixou em meus critérios e foi a escolhida.

   Grande parte das vagas de emprego é de hotéis/ resorts de ski e/ou cassinos. Na realidade, a maioria das vagas que minha agência recebia era de hotéis & cassino e, por eu ser under 21 (menor de 21 anos), tive certa dificuldade para encontrar vagas. Porém, recebi três boas ofertas de emprego: em Wilmington, Vermont; no Havaí; e em Naples, Flórida. Apliquei para a primeira e a terceira e, felizmente, após muita ansiedade, fui contratada para trabalhar em Vermont.

post-3-5

Passeio em Wilmington, VT. (Acervo pessoal)

  Hoje, estou terminando meu segundo final de semana de trabalho e estou aprendendo a viver em uma cidade muito pequena e um pouco isolada. Costumo dizer que eu não estou morando, mas sim, escondendo. Estou gostando do desafio de morar em uma localidade com características bem diferentes de BH, principalmente o clima daqui – em certos dias a temperatura já chegou a -20ºC!!!

  Por fim, o que eu recomendo para quem queira fazer esse tipo de intercâmbio é: pesquise e converse bastante, crie seus próprios critérios e não escolha por impulso, tenha certeza de que é o que você realmente quer fazer. Nos próximos posts vou contar sobre minha aventura em NYC, meus primeiros dias no novo lar e sobre o intercâmbio.

  Até logo, mundo! Caso queiram conversar, podem me chamar em uma das redes sociais disponíveis na barra lateral direita.

Leave a Reply

